sexta-feira, 15 de junho de 2012

Adoção! Pratique isto.

Eae galerinha do Bad, estive sumido por um tempo, estava de férias nas bahamas..
Mentira! a correria tava muita aqui, trabalho, faculdade, piolho, dente cariado, cachorro com pulga.. brincadeirinha, nem tenhu mais cachorro :cry:
a verdade é que eu não quero contar o motivo da minha ausência, mas foi a correria do dia a dia mermo.;-)
Então, na semana da Adoção, eu ia postar algo sobre o assunto, decidi pesquiza encontrei essa matéria, ai deixei passa o dia, a semana, o mês!
Mas vi que Adoção é coisa grave também e não precisa ser falada somente no dia, na semana ou no mês, realmente o RS é o 2º estado do Brasil que tem o maior indice de crianças aguardando adoção :eek:, somente atrás de SP.


Mais de 800 crianças aguardam adoção no RS :-|

25/5, é o Dia Nacional da Adoção. Mais de 5 mil crianças aguardam adoção no Brasil, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça.E cerca de 34,5 mil querem adotar. No RS, são 4,3 mil pretendentes para 826 crianças, uma proporção de 41 candidatos aptos para cada criança que aguarda adoção. Se há tanto interesse na adoção, por que há crianças aguardando por um lar?
Porque não é simples equação matemática.
O Juiz José Antônio Daltoé Cezar, da Vara da Infância e da Juventude (JIJ) da Capital, explica que o desejo de quem está à espera de um filho adotivo é, em geral, por crianças brancas, do sexo feminino e com idade de até três anos :-| (no RS, somente 31 têm até essa idade). Ainda, com saúde perfeita e que não possuam grupos de irmãos :zzz. Fora desse perfil, o interesse em adotar uma criança começa a diminuir.

Abandono está relacionado às drogas

De acordo com o Juiz Daltoé, que trabalha há 12 anos na área, o maior problema atualmente está relacionado às drogas:
Mudou o perfil da criança que vai para dentro do acolhimento institucional. Anteriormente, era mais por carências públicas, as pessoas eram muito pobres, não tinham casa, as mães eram abandonadas, analisa. Hoje, a maior causa de acolhimento institucional, é o uso de drogas por parte da família, principalmente o crack.

Quem pode adotar

Podem ser pessoas solteiras :lol:, casadas ;-), duplas do mesmo sexo :o, informa o magistrado. No RS, 4009 são casal, 406 são do sexo feminino 8) e 21, do masculino :-x. Desse, 3,4 mil são casados, 44 divorciados, 55 separados judicialmente, 368 solteiros :lol:, 487 vivem em união estável e 25 viúvos. :D
O primeiro passo é procurar o Foro local e apresentar a seguinte documentação:
  • ser maior de 18 anos
  • apresentar documentação e atestado médico de boa saúde física e mental
  • apresentar comprovante de renda
  • apresentar certidão negativa de processo criminal.
  • a documentação pode ser entregue no Foro e não é necessária a presença de Advogado
Cadastro nacional de adoção - Dados do Conselho Nacional de Justiça

BRASIL
Crianças/Adolescente - Faixa etária
Faixa Etária
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
Qtd.
10
53
74
80
106
90
121
166
215
273
336
421
479
511
588
558
520
483



"Não podemos ser egoístas ao ponto de restringir a nossa capacidade de amar apenas para satisfazer nosso desejo pessoal. Busquemos um compromisso com aquele que nos dirá amanhã: 'obrigado papai e mamãe, por me tornar um homem de bem'." - Paulo Sérgio P. dos Santos, filho adotivo, pai de 3 filhos biológicos e 7 adotivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário